A Lei 14.133/2021 estabelece diretrizes para a contratação direta por dispensa e inexigibilidade de licitação.
A dispensa de licitação ocorre quando a licitação é possível, mas não obrigatória devido a situações específicas previstas na lei. As hipóteses de dispensa estão detalhadas nos artigos 75 e 76 da Lei 14.133. Entre as situações mais comuns estão:
A inexigibilidade ocorre quando a competição é inviável, ou seja, não há como realizar uma licitação. As situações em que a inexigibilidade é aplicável estão previstas no artigo 74 da Lei 14.133, incluindo:
Para ambos os casos, a administração pública deve justificar a escolha do fornecedor ou contratado, bem como o preço pactuado, garantindo a transparência e a legitimidade do processo. Além disso, é necessário observar os princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Mestre em Administração (UFBA), Especialista em Gestão de Pessoas (UFBA) e Bacharel em Administração (antigo CEFET-BA). Servidor público federal há 15 anos. Professor e palestrante pelas Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT) em temas de contratações públicas e contratos administrativos. Vivência em todas as etapas das contratações públicas, atuando como: elaborador de documentos processuais, membro e Presidente de Comissões Permanentes e Especiais de Licitação, Pregoeiro, Coordenador da área, dentre outras. Ocupou as funções de Diretor Administrativo e Diretor-Geral no IF Baiano. Obs: A Volo Treinamentos se reserva o direito de alterar o instrutor com o mesmo nível de qualidade, em caso de indisponibilidade de agenda.
O curso tem como objetivo qualificar os servidores públicos quanto aos procedimentos de Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação em conformidade com as diretrizes trazidas pela Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), Orientações do TCU e demais práticas administrativas.
Espera-se que ao final do curso os participantes sejam capazes de:
– Compreender as recomendações da Lei 14.133/2021 e outras normas pertinentes, aplicando-as à Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação.
– Elaborar, com eficiência, procedimentos que envolvam a Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação, mediante aprendizagem das normas pertinentes, e em conformidade com as orientações do Tribunal de Contas da União, e demais práticas administrativas.
Agentes públicos que atuam em qualquer das etapas do processo de contratação Pública Direta, por dispensa ou inexigibilidade, os agentes de contratação, membros de comissões de contratação, pregoeiros, gestores e fiscais de contratos administrativos, membros de assessoria jurídica, procuradores, advogados, controle interno e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de contratação direta.
Themistocles Alves
16 horas
Licitações
Digital
R$ 2.790,00
R$ 1.890,00