De caráter teórico-prático, este curso pretende articular, aprofundar e integrar os conhecimentos ligados às novas tecnologias da informação e da comunicação, capacitando os alunos do curso a entenderem como essas tecnologias produziram mudanças no ser, em suas relações interpessoais e com o Estado; como possibilitaram o surgimento de novos movimentos sociais; refletirem a relação entre essas novas tecnologias e a radicalização entre polos políticos que vêm dividindo países, e ainda de que forma políticos considerados outsiders têm se posicionado dentro desse contexto de mudança e usado a comunicação digital para se elegerem.
A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar significativamente a forma como realizamos as tarefas do dia a dia.
Este curso explora as transformações no campo da comunicação provocadas pela ascensão do avanço tecnológico e da Inteligência Artificial.
Ao final do curso, você estará apto a entender criticamente a influência das tecnologias digitais e da IA na comunicação contemporânea.
Mestre em Comunicação. Licenciado em Letras Inglês/Português. Curso superior em Administração de Marketing e Criação Publicitária. Pós-graduação em Gestão de Pessoas. Pós-graduação em Revisão de Textos. Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional (PPGCOM/UCB) e pesquisador do EstratégiaLab - Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia da Universidade Católica de Brasília - UCB - https://estrategialab.com.br/ . Brasileiro. Trabalho do governo e da educação.
Capacitar os alunos a uma compreensão e visão crítica em relação à revolução tecnológica das comunicações e informações e seu impacto na vida humana, tanto positivo – como na ampliação do espaço público, no aprimoramento da inteligência coletiva e na possibilidade de maior transparência -, quanto negativo – como o distanciamento humano, a diminuição da alteridade, a fragmentação da comunicação, terreno fértil para a disseminação de Fake News.
O curso trará uma abordagem dinâmica sobre a Comunicação em tempos de Inteligência Artificial (IA).
Público em geral.
1.Contextualização
1.O surgimento de novas tecnologias ao longo da história sempre afetou as formas de relacionamento humano;
1.1. O surgimento das tecnologias da comunicação e da informação contemporâneas;
1.2. A Nova Esfera Pública de Dimensões Mundiais no Ciberespaço;
1.3. Demandas por Diálogo, Abertura e Transparência São Intensificadas Sobre Governos e Administrações Estatais;
2.Inteligência Coletiva
2.Potencialização da Inteligência Coletiva;
2.1. Aumento do Potência Social;
2.2. Possibilidades de um Pensamento mais colaborativo e plural;
2.3. Possiblidades de Transformação da Cultura e do Fazer Político;
3.O Ciberespaço e a Explosão Informática, um Caminho Sem Volta
3.A interconexão Exponencial com Taxas Superiores a Qualquer Outro Sistema de Comunicação Anterior;
3.1. Sociedade em Redes de Conexões;
3.2. Nova Forma de Sociedade, de Relações, de Poder;
3.3. O Ser e Suas Relações.
3.4. Fake News.
4.Movimentos Sociais Contemporâneos
4.As Novas Comunidades Virtuais;
4.1. Necessidade de Potência e Autonomia Individual;
4.2. Profundo Sentimento de Desesperança;
4.3. Formas de Organização;
4.4. Posicionamento Contra Tudo o Que Está Posto.
5.Pós-Política, Pós-Verdade e as Eleições dos Indignados
5.Risco às Democracias;
5.1. Homens e Mulheres Fortes de Plataformas;
5.2. Indignação;
5.3. Desesperança, Vazio Cultural, Desconfiança e Descrédito com a Política.
6. Inteligência Artificial no Contexto Atual
6. Aplicações da Inteligência Artificial em Comunicações e Interações Globais;
6.1. Melhoria e Transformação dos Diálogos Sociais e Governamentais;
6.2. IA como Catalisador para Inteligência Coletiva e Colaborações Avançadas;
6.3. Impacto da IA na Disseminação de Informações e Combate a Fake News;
6.4. O Papel da IA na Reestruturação das Sociedades Virtuais e Movimentos Sociais.
6.5. IA e Democracia: Potenciais e Desafios em uma Nova Era Política.
Carlos Roberto Gomes Dos Santos
16 horas
Gestão e Comunicação
Digital
R$ 2.790,00
R$ 1.890,00