Detalhes do Curso

Execução e Prestação de Contas de Convênios

Apresentação

O órgão ou entidade que transferir, receber ou aplicar recursos públicos é obrigado a prestar contas, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei e de comprometer o fluxo de recursos, mediante suspensão de transferências voluntárias. Ao término da vigência do instrumento que efetuou a transferência, deve o responsável pela execução (convenente) apresentar a prestação de contas e o órgão repassador dos recursos (concedente) analisá-la e aprová-la.

No módulo de prestação de contas da Plataforma Transferegov, os convenentes devem registrar, obrigatoriamente, todos os procedimentos de execução realizados, ou seja, licitações, contratos, documentos liquidados, ingressos de recursos e pagamentos, como também gerar os relatórios de execução. Sem esses registros, alerta o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, não será possível elaborar a prestação de contas e enviá-la para análise.

Esse processo eletrônico de prestação de contas das transferências da União pode ser acompanhado diariamente mediante consulta à Plataforma das transferências, que identifica cada transação e permite, inclusive, cruzamentos de informações com outros bancos de dados oficiais (Receita Federal, Portal Nacional de Compras Públicas, por exemplo). 

Tudo isso confere maior consistência, segurança, transparência e agilidade a todo processo de execução.

Diante desse quadro, torna-se claro que os órgãos concedentes e convenentes têm que realizar enorme esforço na formação e treinamento de equipes voltadas para a gestão das transferências da União de modo a imprimir, como preconiza os órgão de controle, eficiência, eficácia e efetividade à aplicação dos recursos pela União por meio desses instrumentos.



Luciano Nora Machado

Graduado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Esportivo. Servidor Público Federal com experiência na área de Convênios (captação de recursos, formalização, fiscalização e prestação de contas); ministra cursos e treinamentos na área de Convênios com ampla domínio da Plataforma +Brasil. Atualmente, Pesquisador-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Objetivos Gerais

Capacitar profissionais para atuar na elaboração e na análise de prestação de contas de convênios e contratos de repasses celebrados com a Administração Pública Federal, de forma prática e objetiva, no novo módulo de prestação de contas do Transferegov.br.

Público Alvo

– Analistas de prestações de contas.

– Auditores e controladores internos e externos.

– Procuradores, advogados, administradores, prefeitos, vereadores e consultores.

– Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeiras e jurídicas.

– Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio.

– Funcionários do Sistema “S”, universidades, fundações, institutos, agências, autarquias e empresas estatais que utilizam recursos federais.

– Profissionais voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.

– Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.

– Estudantes de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de economia, administração pública e finanças públicas.

– Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.

Conteúdo Programatico

I – Noções básicas sobre o Controle da Administração Pública Federal

– Controle Externo

– Controle Interno

– Controles internos da gestão

– Controle social

– Princípio da continuidade Administrativa

– Responsabilização/Responsabilização solidária

– Providências por parte de autoridades antecessoras e sucessoras 

– Conceitos importante no âmbito do controle

 

1.1. Aspectos Importantes no Âmbito do Processo de Prestação de Contas 

– Requisitos básicos para servidores envolvidos no processo

– Fundamentos da prestação de contas de convênio

– Processo administrativo de execução

– O dever de comprovar a boa e a regular aplicação de recursos públicos

– Objetivos e importância da prestação de contas

– Consequências da não comprovação da boa e da regular aplicação de recursos públicos

– Hipóteses de prejuízo ao Erário

– Responsabilidades de quem apresenta e de quem análise a prestação de contas

 

1.2. Exemplos de falhas/impropriedades nas fases dos instrumentos de repasses: 

– Na fase de proposição 

– Na fase de celebração

– Na fase de execução 

– Na fase de prestação de contas

 

1.3. Ações preventivas objetivando eliminar falhas, erros e impropriedades na execução/prestação de contas

 

1.4. Critérios para o trato e saneamento de impropriedades detectadas

 

1.5. Critérios para Pareceres/Notas Técnicas/Relatórios 

 

 1.6. Critérios para resposta a diligências da concedente/controle 

 

 II – Portaria Interministerial ME/CGU Nº 5.546 e Nº 5.548/2022

 

 2.1 Condições para Arquivamento das Prestações de Contas do Passivo Operacionalizado fora do Transferegov

– Instrumentos Elegíveis 

  1. Relação dos instrumentos potencialmente elegíveis ao arquivamento
  1. b) Condições adicionais do instrumento a serem verificadas pelo órgão ou entidade repassadores do recurso antes do arquivamento 

– Operacionalização do Procedimento de Arquivamento nos Sistemas

  1. a) No sistema Gestão de Passivos
  2. b) No SIAFI

– Publicação de Portaria com a Relação dos Instrumentos Arquivados

 

2.2 Condições para Aplicação do Procedimento Informatizado de Análise das Prestações de Contas 

– Aspectos Gerais da Portaria Interministerial

 – Instrumentos elegíveis

 – Instrumentos inaptos à aprovação pelo modelo de análise informatizada

 – Documentos de apoio

 – Operacionalização da análise informatizada

 

III – Transferegov – Execução Convenente (Anualizada com a Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021)

– Novas Funcionalidades

– Dispositivos Gerais

– Providências iniciais após o recebimento dos recursos

– Aspectos legais da execução e da prestação de contas pari passu

– Aspectos gerais do sistema de convênios do Governo Federal

 

3.1. Registro da Execução do Convênio

– Visão geral das fases da despesa pública

– Empenho

– Liquidação

– Pagamento

 

3.2. Registro da Execução do Convênio – OBTV

– O que é OBTV

– OB x OBTV

– Tipos de OBTV

– Macrofluxo OBTV

– Quadros mentais e identificação dos fluxos

– Análise de usuários e perfis

– Roteiro para a prestação de contas

– Vedações e limitações quanto ao uso dos recursos

– Dados gerais

– Fornecedores e dirigentes de fornecedores

– Dados e cotação dos itens

– Inserção de arquivos do processo de execução e orientações gerais, legais e técnicas Contratos

– Itens do contrato e associação às metas do convênio

– Inserção de arquivos contratuais e orientações gerais, legais e técnicas Documentos de liquidação

– Tipos de Documentos de Liquidação

– Preencher e anexar dados do documento de liquidação

– Inserção de arquivos de liquidação das despesas e orientações gerais, legais e técnicas.

– Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação

– Informar metas e etapas do cronograma físico a ser liquidado, bem como o bem-informado no plano de aplicação detalhado Tributos

– Relacionar tributos federais, estaduais e municipais; orientações legais e técnicas quanto à gestão dos tributos retidos

– Roteiro e procedimentos para pagamento com OBTV

– Informar os recursos de repasse, contrapartida ou de aplicação a ser utilizado para o pagamento do fornecedor Registro de Ingresso de Recursos

 

3.3. Relatórios de Execução

– Tipos de Relatório

– Elaboração

– Aprovação

– Envio para análise

– Orientações técnico-legais e procedimentos quanto aos relatórios de execução

 

3.4. Registro da Prestação de Contas

– Limite para apresentação da prestação de contas

– Concedente – registros básicos de gestão do módulo

– Objetivos alcançados e eventuais dificuldades encontradas na execução do objeto

– Relatórios gerados na execução do convenente

– Recolhimento dos recursos não aplicados

– Envio a prestação de contas para análise da concedente

 

3.5. Execução Concedente – Análise Técnica e Financeira da Prestação de Contas 

– Comprovação/aprovação da Prestação de Contas 

– Requisitos fundamentais para as análises técnica e financeira

– Aspectos e elementos da análise Técnica e Financeira

– Simulação de análise técnica e financeira

– Solicitação de complementação da prestação de contas

– Rejeição da prestação de contas

– Aprovação da prestação de contas, com ou sem ressalvas

 

3.6. Prestação de Contas por Procedimento Informatizado de Instrumentos Operacionalizados no Transferegov

– Noções gerais

– Requisitos

– Condições

– Prazos

– Valores

– Resultado da aplicação das trilhas de auditoria da CGU

Detalhes do Curso:

Instrutores

Luciano Nora Machado

Duração da programação

24 horas

Trilha de Estudos

Convênios Públicos

Certificação

Digital

Preço do Treinamento

R$ 2.990,00

Preço do Treinamento

R$ 2.090,00