Detalhes do Curso

Gestão de conflitos e Mediação Organizacional com o uso da IA

Apresentação

Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações.

A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências de resolução de conflitos e de negociação tem se mostrado fundamental para o adequado desempenho e atuação de gestores e servidores em suas rotinas de trabalho.

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar significativamente a forma como realizamos as tarefas do dia a dia. As possibilidades de aplicação dessa tecnologia são amplas, podendo melhorar a eficiência, aumentar a transparência e promover a eficácia na Administração Pública.

As aplicações de IA incluem a automação de tarefas, a elaboração de análises complexas e o auxílio na tomada de decisões.

Neste curso, será demonstrado o uso prático de ferramentas para viabilizar tarefas essenciais no cotidiano.

O Curso é voltado para profissionais que buscam aprimorar os seus conhecimentos no processo de gestão de conflitos no âmbito das organizações públicas ou privadas, do meio ambiente de trabalho, bem como na aplicação de técnicas para a melhoria do clima organizacional.

Carlos Roberto Gomes dos Santos

Mestre em Comunicação. Licenciado em Letras Inglês/Português. Curso superior em Administração de Marketing e Criação Publicitária. Pós-graduação em Gestão de Pessoas. Pós-graduação em Revisão de Textos. Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional (PPGCOM/UCB) e pesquisador do EstratégiaLab - Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia da Universidade Católica de Brasília - UCB - https://estrategialab.com.br/ . Brasileiro. Trabalho do governo e da educação.

Objetivo Gerais

Capacitar os alunos acerca do procedimento de gestão de conflitos no âmbito das organizações públicas ou privadas, bem como na aplicação de técnicas para a melhoria do clima organizacional no meio ambiente de trabalho.

Demonstrar-se-á a aplicação prática de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a execução de tarefas fundamentais para os servidores públicos.

Público Alvo

O curso é destinado a todos aqueles profissionais que buscam aprimorar os seus conhecimentos no processo de gestão de conflitos no âmbito das organizações públicas ou privadas, do meio ambiente de trabalho, bem como na aplicação de técnicas para a melhoria do clima organizacional.

Conteúdo Programático

Módulo 1

  1. Gestão de Conflitos nas Organizações
  2. Os conflitos podem ter várias causas: reais ou emocionais
  3. Uma boa gestão de conflitos deve
  4. Formas para encarar os conflitos
  5. Bom negociador
  6. Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho
  7. Perfil comportamental (DISC

 

Módulo 2

  1. Relações Interpessoais: Comportamento em Situações de Estresse
  2. Comportamento Humano no Trabalho
  3. Conflito Funcional e Conflito Disfuncional
  4. Fases do conflito
  5. Inteligência Emocional
  6. Teste de Linguagem de Valorização
  7. Teste de Forças Pessoais
  8. Gestão de Conflitos: Como lidar com gente difícil
  9. Qualidades para lidar com pessoas de difícil convívio

 

Módulo 3

  1. Necessidade da Mediação
  2. Diferentes Áreas de Utilização do Processo de Mediação
  3. Requisitos para a Mediação de Conflitos
  4. As Técnicas e Etapas da Mediação de Conflitos
  5. Mediação em um Contexto Organizacional

 

Módulo 4

  1. Uso de Inteligência Artificial na Gestão de Conflitos 
  2. Utilização de IA em Mediação Organizacional
  3. O uso de ferramentas de IA para o suporte à Negociação e Análise Comportamental no Ambiente de Trabalho.

Detalhes do Curso:

Instrutores

Carlos Roberto Gomes dos Santos

Duração da programação

16 horas

Trilha de Estudos

Gestão e Comunicação

Certificação

Digital