A Gestão de Competência é um modelo de gestão de pessoas alternativo aos modelos convencionais. Ao focar os esforços em identificar competências realmente necessárias para a organização, a gestão propõe uma avaliação para saber se as competências são percebidas ou verificáveis nas pessoas dessa organização.
A Gestão por Competência é uma metodologia utilizada em Recursos Humanos para gerenciar e desenvolver ao máximo as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais.
Seu objetivo é identificar quais competências essenciais os colaboradores já possuem e quais ainda precisam desenvolver para que desempenhem seu trabalho com eficácia.
Esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir na identificação de lacunas e para o aperfeiçoamento de servidores
Servidor do Tribunal de Contas da União onde exerceu por vários anos as atividades de chefe do Serviço de Acompanhamento de Licitações. Participou como líder de estudos de novas soluções para contratações de objetos específicos, efetivados com inovação e eficiência. Atuou no serviço de Gestão de Documentos, no serviço de Planejamento de Contratações e no serviço de Apoio à Gestão Contratual na Sede do TCU. Atua na Assessoria de Cerimonial e Eventos Institucionais. Graduado em Processamento de Dados, Ciências Contábeis e Direito. Especialização em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa – TCU e Pós-graduado em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário e em Direito Civil e Processual Civil de Acordo com o Novo CPC. Integrante do banco de facilitadores do Instituto Serzedello Corrêa – TCU, da Escola Nacional de Administração Pública - Enap e de outras empresas privadas, onde ministra cursos sobre licitação e fiscalização de contratos, competências pessoais, liderança e gestão. Master Trainer formado pela Academia do Trainer.
Capacitar os alunos acerca da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir na identificação de lacunas e para o aperfeiçoamento das organizações públicas.
Ao final, o participante irá aprender:
• Definição e Aplicação de Competências: Discutir as principais definições e teorias sobre competências no contexto organizacional, considerando as especificidades do setor público brasileiro, e mostrar como aplicá-las na sua realidade.
• Compreensão do contexto: Identificar quais são os principais obstáculos a serem superados para uma implementação real do modelo de competências em sua instituição.
• Mapeamento de Competências: Você vai aprender a identificar e descrever as competências essenciais alinhando-as aos objetivos estratégicos da sua instituição.
• Utilizando as competências: Entenda quais os principais usos desse modelo de gestão nas políticas e práticas de Gestão de Pessoas, considerando inclusive o contexto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
O curso é destinado a servidores em geral, servidores da área de gestão de pessoal, demais profissionais que tenham interesse no assunto.
Módulo 1 – Modelos de administração de pessoal e o panorama da Gestão por Competências
• Um breve histórico de competências no Setor Público Brasileiro
• Características e desafios da gestão por competências no setor público
• Atividade: (RE)conceituando competências no setor público (Discussão em grupo)
• Experiências em Gestão por Competências no setor público brasileiro
• Atividade: Estudos de casos de implementação de Gestão por competências na Administração Pública Brasileira
Módulo 2 – Conceitos, definições e tipologias de competências
• Definição de competências e sua importância no contexto organizacional.
• Tipos de competências
• Modelos de Competências e Metodologias de Implementação
• Atividade: Exposição dialogada
Módulo 3 – Gestão por Competências na Administração Pública
Preparando o terreno, pré-requisitos para implementação de uma modelo de GPC
• Elaborando um projeto de GPC
• Processos e etapas para implantação de um sistema de gestão de pessoas por competências
• Atividades
• Exposição dialogada
• Aplicação de teste e discussão em grupo
• Mapeamento de competências, o que é e como fazer
• Domínios de aprendizagem para descrição de competências.
• Atividade
• Exposição dialogada
Módulo 4 – Mapeando competências, identificando e priorizando lacunas
Competências Transversais De Um Setor Público De alto desempenho (IN SGP ENAP n° 21/2021)
• Competências de liderança (IN SGP ENAP n° 21/2021) Desdobrando competências em desempenhos
• Identificando lacunas na prática
• Atividade prática de descrição de competências
Dilmar Teixeira Machado
16 horas
Gestão e Comunicação
Digital
R$ 2.790,00
R$ 1.890,00