De caráter teórico-prático, este curso pretende articular, aprofundar e integrar os conhecimentos ligados à Linguagem Simples, capacitando os alunos do curso a aprimorarem suas comunicações, de forma a expressar pensamentos e objetivos do discurso de forma clara, eliminando dúvidas e ambiguidades, assim como tornando o texto harmonioso, natural e fluente, de forma a possibilitar ao público interno e externo “encontrar o que precisa, compreender o que encontra e usar essa informação” (International Plain Language Federation).
A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar significativamente a forma como realizamos as tarefas do dia a dia. As possibilidades de aplicação dessa tecnologia são amplas, podendo melhorar a eficiência, aumentar a transparência e promover a eficácia na Administração Pública.
As aplicações de IA incluem a automação de tarefas, a elaboração de análises complexas e o auxílio na tomada de decisões.
Neste curso, será demonstrado o uso prático de ferramentas de IA para auxiliar na produção de linguagem, texto, estrutura e design.
Mestre em Comunicação. Licenciado em Letras Inglês/Português. Curso superior em Administração de Marketing e Criação Publicitária. Pós-graduação em Gestão de Pessoas. Pós-graduação em Revisão de Textos. Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional (PPGCOM/UCB) e pesquisador do EstratégiaLab - Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia da Universidade Católica de Brasília - UCB - https://estrategialab.com.br/ . Brasileiro. Trabalho do governo e da educação
Capacitar os alunos a realizar uma comunicação acessível às várias camadas da população, por meio da simplificação das estruturas do texto e da disponibilização de informações de forma a facilitar o acesso.
O curso trará uma abordagem dinâmica, enriquecida com exemplos práticos com o uso de Inteligência Artificial (IA).
O curso é destinado a servidores públicos, pois a linguagem simples (plain language) é fundamental para a prestação de melhores serviços, tendo como objetivos a inclusão e a garantia de direitos.
1. Contextualização
1.Histórico de surgimento das iniciativas de Linguagem Simples
1.1 Experiência em outros países;
1.2 Experiências no Brasil;
1.3 Legislação;
2. Comunicação Pública.
2. Comunicação Pública;
2.1 Cidadania;
2.2 Democracia;
2.3 Contexto brasileiro.
2.4 A Importância da Linguagem Simples no Setor Público
3. Linguagem Simples
3. Textualidade e textualização;
3.1 Escolha do vocabulário;
3.2 Extensão das frases;
3.3 Extensão dos parágrafos;
3.4 Ordem das frases;
3.5 Hierarquia das informações (pirâmide invertida);
3.6 Objetividade, concisão e clareza.
4. Inteligência Artificial Aplicada à Linguagem Simples
4.1 Utilização de ferramentas de IA para análise de texto;
4.2 Técnicas de IA para simplificação de linguagem;
4.3 Case studies: IA e melhorias na comunicação pública;
4.4 Ferramentas digitais para aprimorar a clareza e objetividade.
Carlos Roberto Gomes Dos Santos
16 horas
Gestão e Comunicação
Digital
R$ 2.790,00
R$ 1.890,00