Detalhes do Curso

Planejamento das Contratações e Formação de Preços nas Compras Públicas

Apresentação

A fase do planejamento é considerada a mais importante do processo de contratação, pois é neste momento em que se define a necessidade da administração, a escolha da melhor solução para atender o interesse público, a especificação do objeto, a forma de execução e de fiscalização do contrato, os eventos de risco que podem interferir no alcance dos objetivos estabelecidos, e também ao custo estimado da contratação.

A Lei 14.133/2021 preocupada em estabelecer diretrizes e uma melhor parametrização na formação dos preços normatizou a Instrução Normativa 65 de 2021 que dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Referida norma estabeleceu procedimentos de formalização e critérios para a pesquisa de preços, parâmetros e metodologia para determinação do preço estimado em processo licitatório, além de definir regras específicas para a formação de preços na contratação direta por inexigibilidade ou dispensa de licitação.

O presente curso abordará diversos aspectos envolvendo a fase de Planejamento das Contratações públicas, notadamente na formação dos preços, para que se realize compras públicas com maior eficiência.

Bruno Campos Viana

Oficial de Intendência do Exército Brasileiro, área de Licitações e Contratos. Assessor de Inovações em Compras Públicas do Exército junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Pregoeiro do Gabinete de Intervenção Federal do RJ. Bacharel em Ciências Militares- Logística e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras, RJ. Especialização em Gestão de Negócios- MBA –UNIFRA, RS. Especialização em Ciências Sociais Aplicadas na Escola de Aperfeiçoamento de Oficias – RJ. Mestrado em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública, DF. Obs: A Volo Treinamentos se reserva o direito de alterar o instrutor com o mesmo nível de qualidade, em caso de indisponibilidade de agenda.

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo qualificar os servidores públicos envolvidos com as compras governamentais, na qual serão apresentadas as diretrizes de planejamento das contratações públicas (Estudos Técnicos Preliminares, Gerenciamento de Riscos), bem como os principais cuidados para a realização da pesquisa e formação de preços nas compras públicas.

Público Alvo

Servidores públicos que trabalham nas áreas de compras, Agentes de Contratação, Membros das comissões de contratação, pregoeiros, Membros da equipe de planejamento de compras, Gestores e Fiscais de Contratos, bem como demais interessados envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação e contratos da Administração Pública.

Conteúdo Programático

O planejamento da contratação na Administração Pública

A importância do planejamento da contratação

Planejamento como dever político e jurídico

Planejamento da Contratação x Planejamento da Contratação

Planejamento Estratégico Institucional: Setores requisitantes? Contratos a serem firmados? SRP ou adesões? Limites Orçamentários?

O rito de planejamento da Contratação nos termos da IN 05/2017: (ETP, GR, TR/PB)

Possibilidade de supressão de etapas

Providências iniciais

Documento de formalização da demanda

Indicação e nomeação da equipe de planejamento

Atribuições da equipe de planejamento

Obrigatoriedade da realização de estudos preliminares

Requisitos mínimos para a realização dos estudos técnicos preliminares

Início dos estudos preliminares: identificação da necessidade e levantamento de mercado

Identificação da necessidade; pesquisa de mercado para identificação da melhor solução existente

Definição do objeto como solução apta a prover a necessidade da Administração

Dimensionamento da demanda; estimativa da quantidade de serviços a contratar e do custo correspondente (a obrigatoriedade do orçamento estimado nas contratações)

Análise e gerenciamento de riscos da contratação

O que é análise de riscos e qual a sua finalidade nas contratações públicas?

Atividades a serem desenvolvidas na análise de riscos

Mapa de riscos

Atualização do mapa de riscos

A obrigatoriedade de elaboração do Termo de Referência

Quem deve elaborar e aprovar o termo de referência? Quando? Como a legislação de regência e a IN 05/2017 disciplinam a matéria.

A segregação de funções nas Licitações e Contratos Administrativos

Plano Anual de Contratações- PAC e o Sistema de Planejamento e gerenciamento das contratações PGC – Decreto nº 10.947, de 25/01/2022.

Portaria SEGES/ME 938, 02/02/2022 – Catálogo eletrônico de padronização.

A elaboração da Pesquisa de preços nas compras públicas

Quais as finalidades da pesquisa de preços?

Definições Orçamentárias e Financeiras

Quando e como fixar e divulgar valor estimado e preço máximo?

A Nova lei de Licitações – Lei 14.133/2021 x pesquisa de preços

SRP X pesquisa de preços

Pesquisa de preços X participação de ME, EPP

Justificativas de Preço, Estimativas de Preço e Pesquisas de mercado,

Instrução Normativa 65/2021 Min. Economia – parâmetros para pesquisa de preços no contexto da NLLC

Fontes admissíveis e preferenciais para pesquisa de preços;

Fontes idôneas para a pesquisa de preços. Qual o mínimo de fontes?

Meios de pesquisa e documentação;

Limites e parâmetros para utilizar preços de outros contratos, inclusive próprio, para embasar novas licitações;

Pesquisa in loco, correspondência eletrônica, internet e por telefone: é possível?

Quais as principais falhas na elaboração da pesquisa de preços segundo a jurisprudência do TCU?

Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;

É necessária a pesquisa de preços para os serviços continuados?

Publicidade x pesquisa de preços

Há necessidade de pesquisa de preços nos casos de contratações diretas?

Detalhes do Curso:

Instrutores

Bruno Campos Viana

Duração da programação

16 horas

Trilha de Estudos

Licitações

Certificação

Digital