A Lei 14.133/2021 introduziu importantes diretrizes sobre a contratação direta e os procedimentos auxiliares à licitação.
A contratação direta pode ocorrer por dispensa e inexigibilidade de licitação.
Dispensa de Licitação: Prevista quando há situações específicas que permitem a contratação sem licitação, tais como:
Inexigibilidade de Licitação: Aplicável quando a competição é inviável, como:
Para ambas as modalidades, a administração deve justificar a escolha do contratado e o preço, assegurando a observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A Lei 14.133 também estabelece procedimentos auxiliares para tornar o processo licitatório mais eficiente:
Credenciamento: o credenciamento é o processo administrativo de chamamento público em que a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados.
Pré-qualificação: É o procedimento seletivo prévio à licitação, convocado por meio de edital, destinado à análise das condições de habilitação, total ou parcial, dos interessados ou do objeto.
Sistema de Registro de Preços: Forma de registrar preços para aquisição futura de bens e serviços, garantindo agilidade e economia.
Registro Cadastral:
É o procedimento auxiliar que consiste em um cadastro unificado de licitantes, disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
O Registro deve ser público e amplamente divulgado, ficando permanentemente aberto aos interessados.
Procedimento de Manifestação de Interesse: Convocação pública para que interessados apresentem estudos ou projetos que possam ser utilizados pela administração.
Esses procedimentos visam aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade das contratações públicas, garantindo maior transparência e competitividade.
Oficial de Intendência do Exército Brasileiro, área de Licitações e Contratos. Assessor de Inovações em Compras Públicas do Exército junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Pregoeiro do Gabinete de Intervenção Federal do RJ. Bacharel em Ciências Militares- Logística e e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras, RJ. Especialização em Gestão de Negócios- MBA –UNIFRA, RS. Especialização em Ciências Sociais Aplicadas na Escola de Aperfeiçoamento de Oficias – RJ. Mestrado em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública, DF. Obs: A Volo Treinamentos se reserva o direito de alterar o instrutor com o mesmo nível de qualidade, em caso de indisponibilidade de agenda.
O curso tem como objetivo qualificar os servidores públicos quanto aos procedimentos de Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação, bem como aos procedimentos auxiliares à Licitação em conformidade com as diretrizes trazidas pela Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), Orientações do TCU e demais práticas administrativas.
Espera-se que ao final do curso os participantes sejam capazes de:
– Compreender as recomendações da Lei 14.133/2021 e outras normas pertinentes, aplicando-as à Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação e aos procedimentos auxiliares à licitação.
– Elaborar, com eficiência, procedimentos que envolvam a Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade de Licitação, e procedimentos auxiliares à licitação mediante aprendizagem das normas pertinentes, e em conformidade com as orientações do Tribunal de Contas da União.
Agentes públicos que atuam em qualquer das etapas do processo de contratação Pública Direta, por dispensa ou inexigibilidade, os agentes de contratação, membros de comissões de contratação, pregoeiros, gestores e fiscais de contratos administrativos, membros de assessoria jurídica, procuradores, advogados, controle interno e demais servidores envolvidos direta ou indiretamente na Contratação Direta por dispensa e inexigibilidade e aos procedimentos auxiliares à licitação.
Módulo I – Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade)
Módulo II – Procedimentos Auxiliares
A) Credenciamento;
Bruno Campos Viana
16 horas
Licitações
Digital
R$ 2.790,00
R$ 1.890,00