Detalhes do Curso

Os Procedimentos Auxiliares na Lei nº 14.133/2021

Apresentação

Os procedimentos auxiliares são ferramentas previstas no art. 77 da nova Lei de Licitações e Contratos com o objetivo de tornar o procedimento licitatório ou de contratação mais ágil e eficiente. Tais ferramentas têm relevância nas licitações e nas contratações diretas no regime geral implantado com a Lei nº 14.133/2021.

O curso propicia aos participantes o estudo aprofundado dos Procedimentos Auxiliares da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, no que diz respeito ao Credenciamento, Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, Pré-qualificação, Sistema de Registro de Preço e Registro Cadastral.

 O credenciamento foi recentemente regulamentado no âmbito federal por meio do Decreto 11.878, de 9/1/2024, que poderá resultar na pronta contratação de bens e serviços por parte da administração diante da convocação de interessados.

Por sua vez, o Decreto 11.462/2023 regulamentou os art. 82 a art. 86 da Lei 14.133/2021, para dispor sobre o sistema de registro de preços para a contratação de bens e serviços, inclusive obras e serviços de engenharia, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

O Curso PROCEDIMENTOS AUXILIARES – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) é indicado para gestores de contratos, profissionais que atuam com controle interno e externo, auditores, fiscais, profissionais que atuam diretamente no processo de compras, membros da comissão de licitação, assessores jurídicos, ordenadores de despesas, entre outros profissionais que atuam no dia a dia das licitações.

Bruno Campos Viana

Oficial de Intendência do Exército Brasileiro, área de Licitações e Contratos. Assessor de Inovações em Compras Públicas do Exército junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Pregoeiro do Gabinete de Intervenção Federal do RJ. Bacharel em Ciências Militares- Logística e Administração pela Academia Militar das Agulhas Negras, RJ. Especialização em Gestão de Negócios- MBA –UNIFRA, RS. Especialização em Ciências Sociais Aplicadas na Escola de Aperfeiçoamento de Oficias – RJ. Mestrado em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública, DF. Obs: A Volo Treinamentos se reserva o direito de alterar o instrutor com o mesmo nível de qualidade, em caso de indisponibilidade de agenda.

Objetivo Gerais

O presente curso visa, portanto, discutir de forma aprofundada os Procedimentos Auxiliares da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Credenciamento, Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, Pré-qualificação, Sistema de Registro de Preço e o Registro Cadastral, garantindo uma compreensão adequada e atualizada das melhores práticas relacionadas aos procedimentos auxiliares estabelecidos pela Lei 14.133/2021.

Público Alvo

Gestores de contratos, profissionais que atuam com controle interno e externo, auditores, fiscais, profissionais que atuam diretamente no processo de compras, membros da comissão de licitação, assessores jurídicos, ordenadores de despesas, entre outros profissionais que atuam no dia a dia das licitações.

Conteúdo Programático

1 – Procedimentos auxiliares às licitações e contratações diretas

1.1 – Credenciamento

– Definição de credenciamento

– Hipóteses de uso do credenciamento

– Credenciamento e inexigibilidade de licitação

– Decreto 11.878/2024

– Forma de realização

– Formalização do Credenciamento

– A necessidade de chamamento público

– Descredenciamento

– Cadastro de prestadores de serviços ou fornecimento de bens no credenciamento;

– Ausência de interesse da Administração na restrição do número de contratados – Inexigibilidade – Art. 74, IV

– Credenciamento x critérios técnicos

– Tipos de contratações por credenciamento: a) paralela e não excludente, b) seletiva, e c) mercados fluidos.

1.2 – Pré-qualificação

– Pré-qualificação;

– Os Requisitos de pré-qualificação na Lei 14.133/2021;

– Procedimento de pré-qualificação

Os bens e serviços que integrarão um catálogo

Análise da Comissão de contratação e/ou agente de contratação

– Pré-qualificação objetiva: exame de amostras, exigência de certificações, indicação de marcas, provas de conceitos, dentre outros.

1.3 – Procedimento de manifestação de interesse

 – Procedimento segundo a Lei 14.133/2021

– Os pressupostos do PMI

– Direito de preferência x Obrigação de Licitar

– A remuneração do vencedor no PMI

 – PMI restrito à Startups

1.4 – Sistema de registro de preços

-O que é o Sistema de Registro de Preços?

– Quando o SRP terá cabimento?

– Procedimentos estabelecidos no Decreto 11.462/2023

– O que é a Intenção de Registro de Preços – IRP?

– A vigência da Ata de Registro de Preços

– O Edital de licitação para registro de preços e demais condicionantes previstas na Lei 14.133/2021

-Registro de mais de um fornecedor em uma Ata de Registro de Preços

– Atualização dos preços registrados na ata

– Quem pode pegar carona? Existe alguma vedação?

– Quais os limites do carona?

– Até que momento é possível pegar carona?

– Ata x contrato

– Prazos de duração da ata e dos contratos

1.5 – Registro cadastral

– Peculiaridades do registro na nova Lei de Licitações

– Definição legal

– Características gerais do registro cadastral

– A importância do Portal Nacional de Contratações Públicas

– Convocação anual e Cadastramento total ou parcial de informações

– Certificado de registro cadastral

– Avaliação de desempenho do contratado

– Registro de indicadores e penalidades

Detalhes do Curso:

Instrutores

Bruno Campos Viana

Duração da programação

16 horas

Trilha de Estudos

Licitações

Certificação

Digital